Você sabe o que é poluição visual? Pode-se dizer que poluição visual é um excesso de elementos ligados à comunicação tais como: cartaz, outdoor, banner, totem e placa, entre outros. Esses elementos são expostos em ambientes urbanos, principalmente nos centros das cidades.
O que muitos não sabem é que o grande volume de publicidade ao ar livre acaba prejudicando a população, pois, há fatos que demonstram que acidentes automobilísticos acontecem, pelo fato das pessoas se distraírem vendo as publicidades alocadas em ruas e avenidas com grande fluxo de carros. Outro ponto negativo que podemos citar é a questão da identidade visual das cidades, muitas cidades são prejudicas pelo amontoado de propagandas, que acabam inibindo a beleza da cidade e conseqüentemente a desvalorizando. Alguns psicólogos afirmam que a poluição visual atinge a saúde mental das pessoas, na medida em que sobrecarregaria o indivíduo de informações desnecessárias.
Algumas cidades adotaram leis que proíbem a veiculação de campanhas publicitárias nas ruas. Em São Paulo está em vigor desde 01 de janeiro de 2007, a chamada Lei Cidade Limpa, proposta e sancionada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. A lei proíbe em seu artigo 18 toda e qualquer forma de publicidade exterior.
Há muito tempo, a publicidade fez parte da Paisagem das cidades, mas hoje se percebe um exagero que funciona como um fato de degradação das mesmas, pois com tantas referências acumuladas, as pessoas não têm mais noção de espaço, prejudicando a percepção do mesmo e atrapalhando a circulação dos cidadãos.
Seguem alguns exemplos de poluição visual:
Cidade de Tókio - Japão
Times Square, em Nova York
Imagem sem referencia.
Cidade de São Paulo em época de eleição
Por: Roberto Vianna
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