Ahh o videogame, o bom e velho videogame, e bota velho nisso pois a gerações esta belezinha que vem evoluindo mais do que qualquer outra coisa, nos proporciona horas e horas de distração, mesmo sozinhos, ou acompanhados de amigos, nos alimentando a base de pizza e coca-cola, são poucos aqueles que nunca colocaram as mãos em um joystick. E vocês devem estar se perguntando porque eu só falo de videogame...CALMA minha gente, a intenção deste post é falar sobre a evolução da tecnologia em geral, hoje falarei APENAS do videogame para casar com o Marketing nos games. Capiche?
Vamos começar em 1972: Odyssey e um pouco de Atari.
O Pong tem uma grande importância na história dos videogames, ele foi o chute inicial para o aparecimento de sucessores jogos virtuais, como o SpaceWar de Stephen Russel, em 1962, (falaremos mais tarde de Stephen) e assim surgiu o primeiro video game doméstico. Tudo começou em 1949, com ideia de Ralph Baer, que queria fazer uma "Televisão Interativa" mas, só foi acontecer mesmo em 1972, onde a empresa de tecnologia Magnavox começou a encaminhar o desenvolvimento de Odyssey, uma plataforma que conectado a TV, proporcionaria algum divertimento. Na mesma época, um estudante de engenharia eletrônica, Nolan Bushnell, começou a trabalhar em SpaceWar! e acaba criando o primeiro Arcade da história, o Computer Space. Alguns anos mais tarde, Bushnell cria a famosa empresa Atari.
A Odyssey, tem o título de primeiro vídeo game do mundo, foram lançados 12 títulos para Odyssey, a maioria eram jogos de esporte.
1980 - Intellivision - Inicia uma nova era e a Mattel resolve entrar no ringue e lança o console Intellivision, que faz mais sucesso que o game Space Invaders do Atari 2600. Em 1982, A Colecovision, superior em quesito gráficos e efeitos sonoros para época, passa a Atari em termos de vendas, mesmo custando 75 dólares a mais que o Atari. Conseguiu vender um milhão de unidades apenas no primeiro ano. SUCESSO
Foi nessa época que apareceram clássicos dos games como Battlezone, Pac Man e Donkey Kong.
1984 - A fase NEGRA do mundo dos jogos, as vendas cairam e eram repetitivos, nenhuma novidade era criada. As produtoras de games loucamente lançavam comerciais, para divulgar marcas, brinquedos, refrigerantes, fast foods, Etc. É quando surge a MARAVILHOSA Nintendo, e começa a produzir o MARAVILHOSO NES, o console que salva a indústria dos games.
1995 - Sega Saturno - Console que rodava jogos em CD ROM. Vendeu 10 milhões de consoles e foi lançado no Brasil pela Tec Toy.
1995 - Playstation One, da MARAVILHOSA Sony. Tornou-se o líder da geração, com 100 milhões de consoles. não foi lançado no Brasil.
1996 - Nintendo 64, possuía 64-bits. Garantiu o segundo lugar com 33 milhões de consoles. Lançado no Brasil pela Gradiente.
1998 - DreamCast - Em comparação aos demais, criativo e inovador, primeiro videogame com suporte online e games para ser jogados na internet. No primeiro dia de lançamento o console rendeu 100 milhões de dólares para a Sega, mas uma falha de estratégia de vendas e um lançamento atrasado do console fez com que a empresa fosse obrigada a parar de produzi-lo.
2000 - Playstation 2 - Seguiu com o sucesso do Playstation One e rendeu mais de 100 milhões de dólares em 5 anos de produção para a Sony.
2005 - Xbox 360 - Com uma gama de títulos excelentes e ótima qualidade, conseguiu se igualar ao Playstation 3.
2005 - Playstation 3 - Gráficos e sons mais que perfeitos, o PS3 sem dúvidas lidera hoje, o mercado de consoles.
2007 - Nintendo Wii - Nintendo conquista o seu lugar graças ao console totalmente inovador, onde não se joga apenas com um controle, mas com seus próprios movimentos.
Na próxima, continuaremos com a evolução dos computadores pimpolhos.
Ps: Graças ao www.dicasdejogos.net.br, consegui lembrar de MUITAS coisas que esqueci com o tempo.
Ps: Graças ao www.dicasdejogos.net.br, consegui lembrar de MUITAS coisas que esqueci com o tempo.
Por: Rodrigo Moraes
Eu to vendo uma Sardinha ser puchada nesses post sabia?
ResponderExcluir