Quem nunca se deparou com alguma propaganda chocante? Aquela que chega a arrepiar, ou mesmo que faz você refletir. Todos concordam que uma boa campanha publicitária é aquela que traz resultados? Sejam eles financeiros, posicionamento da marca, ou até mesmo, mudança de comportamento na população. Este último é o caso das campanhas do Greenpeace, que através de peças publicitárias chocam a população, mostra a importância da preservação do meio ambiente e dos animais. Frequentemente são veiculadas campanhas do governo sobre o uso de preservativos e sobre a educação no trânsito. O objetivo dessas campanhas é, não só a reflexão da população, bem como incentivar as mudanças de hábitos.
O que muitos não sabem é que para criar uma peça publicitária com as características citadas acima, é necessário basear-se na teoria da Agulha Hipodérmica. Esta teoria é baseada na ideia behaviorista de que toda resposta corresponde a um estímulo, pois não há respostas sem estímulos, ou estímulos sem resposta. Ou seja, precisamos informar, levar a educação através de peças publicitárias para transformarmos o hábito da população. Mas para que a informação atinja a grande massa, um fator importante é o veículo onde será veiculada a campanha.
Veja abaixo algumas peças publicitárias que chocam e fazem as pessoas refletirem.
Tema do anúncio: Deixem de comprar produtos de animais
A peça transmite o impacto da morte do animal.
Tema do anúncio: Contra anorexia e bulimia juvenil
A peça traz a imagem de uma boneca super magra dentro de um caixão.
Tema do anúncio: Cuidado de crianças carentes
A peça mostra crianças sem mães sendo amamentadas por uma porca.
Tema do anúncio: Este corpo poderia ser seu
Outdoor produzido para chocar as pessoas sobre os maus hábitos no trânsito.
Por: Renan Lacerda
Estes anuncios são ótimos gera um impacto muito forte e faz a população refletir a respeito de situações que vivemos mais que deixamos passar batido! É isso ai agência...é se uma comunicação simples e direta assim que o mundo precisa.
ResponderExcluirfff
ResponderExcluirMuito boa matéria, parabéns!!!!
ResponderExcluirMuito Legal, realmente esse anúncios chocam!
ResponderExcluirComo as imagens nas caixas de cigarro, mas é uma pena que as pessoas muitas vezes não dão valor. Eu nunca vi ninguém largar o cigarro pela imagem, mas já vi quem não consegue olhar pras imagens rs.. o.O é, é um começo....
Excelente! Realmente todos deviam olhar com olhos conscientes para essas campanhas.
ResponderExcluirMuito bom!Isso mostra a realidade que os imprudentes nós proporcionam!
ResponderExcluirAbraço!
Muito bom! esse tipo de trabalho traz bons resultados, principalmente quando bem feitos..
ResponderExcluirO post ficou ótimo - além de mostrar imagens chocam você também fez um texto condizente. E além de chocar, o importante é conscientizar. Parabéns pelo post! (Val)
ResponderExcluirAlgumas propagandas são chocantes mesmo, lógicamente existe um limite entre o que é interessante e o que é ofensivo, e a propaganda deve tomar o cuidado de não ultrapassar essa linha
ResponderExcluir