Hpje em dia o computador é uma ferramenta de grande importância. Professores, advogados, médicos e até mesmo crianças estão conectados nessas máquinas cada vez menores, exercendo suas funções. Seja o que for a evolução do Computador permite interagir em um mundo fácil e rápido, mas temos que levar em consideração que na época dos nossos bisavôs os computadores tinham quase a mesma capacidade de uma calculadora comum. Sim amiguinho, aquelas calculadoras que as vezes calculam errado...ou nós calculamos errado. Enfim, na verdade o passado do computador vai muito mais longe do que nossos bisavôs.
Na medida em que os cálculos foram aumentando e complicando nossas vidas, o ábaco surgiu para dar uma facilitada nas continhas. Assim foram criadas outras ferramentas para auxiliar, como o Logaritmo, Régua de cálculos e a Calculadoras Pascalina, essa última criada pelo Matemático Blaise Pascal.
O Mark I foi concluído em 1944 pela equipe liderada por Howard Aiken, tornando-se o primeiro computador capaz de efetuar cálculos mais complexos. Media 15m x 2,5 m e demorava 11 segundos para efetuar um cálculo. A partir da década de 50 os computadores passam a ser menores e iniciam-se pesquisas dos Chips, responsáveis pela miniaturização dos equipamentos eletrônicos. Em 1974, a Intel projeta o microprocessador, tecnologia que permite a criação do computador pessoal. Apple I é o primeiro computador pessoal, criado pelos americanos Steve Jobs e Stephan Wozniak em 1976.
Em 1981 Bill Gates dono da Microsoft, convence a IBM e outras companhias a adotarem seu sistema operacional, que é o MS-DOS, permitindo que o sistema funcione em microcomputadores de outros fabricantes. Lembrando que em 1984 surge o Macintosh fazendo frente, mas isso fica pra mais tarde pois na década de 90 surge os computadores que reúnem fax, modem, secretária eletrônica, scanner, acesso a internet e drive para CD-ROM.
Fiz um breve resumo do ábaco até o CD-ROM, e para dar continuidade vou falar das principais empresas relacionadas com a evolução dos Computadores.
Vamos começar com a grande Microsoft e seu Sistema operacional Windows.
Fundada por Bill Gates e Paul Allen em 1975, a palavra Microsoft tem junção entre as palavras Microcomputer e Software. A história do Windows começa em 1981 com o nome de Windows 1.0. Muito limitado, o Windows trouxe ao usuário o Mouse e o uso de mais de um programa ao mesmo tempo. Apresentava alguns aplicativos: Jogos Reversi, Calendário, Bloco de notas, Calculadora, Paint e outros.
Em 1987 a empresa compra o PowerPoint e a planilha Excel. O Windows 2.0 possuía a interface parecida com o 1.0, com gráficos melhorados e com mais recursos. Foram incluídos também o Microsoft Word, atalhos no teclado e controles das janelas. Começaram então a ser usadas as palavras “Maximizar” e “Minimizar”.
Na versão 3.0 a interface do Windows muda completamente, teve melhoras nos gráficos, foi criado um painel de controle e um gerenciador de arquivos, facilitando para o usuário. O 3.1 teve melhorias na interface de rede. Em dois meses, o 3.1 vendeu 3 milhões de cópias.
Em 1995 foi lançado no mercado o Windows 95, seu lançamento foi tão marcante que definiu o padrão organização do Desktop. Após alguns Services Pack, o Windows 95 passou a suportar a leitura do dispositivo USB, internet Explore e entre outras funcionalidades.
A Nova versão foi lançada em 1998, Windows 98. Apesar da aparente melhoria, o sistema era instável e lento. Em 2000 a Microsoft Lança o seu maior fracasso para muitas pessoas, o Windows 2000. Por ser muito instável, foi deixado de lado.
Em 2001 a Microsoft teve a oportunidade de corrigir seus erros, foi lançado então o Windows XP que trouxe melhorias notáveis, recursos totalmente novos e o novo sistema tornou-se mais seguro e instável. Foi um Marco na evolução.
Passaram-se anos e em 2007 a Microsoft lança no mercado o Windows Vista. O que desapontou muitos usuários, principalmente por exigir de mais de uma máquina para poder usufruir de sua potência. Mas essa nova versão trouxa muitas melhorias e a interface de longe é a mais bonita, pelo menos eu acho.
Confira os bacanudos comerciais da Windows e até a próxima parte 2.
Por: Rodrigo Moraes
Imagens e informações: www.ic.uff.br
www.baixaki.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário